• ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: É POSSÍVEL QUALIFICAR O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO BRASIL?

A invenção da escrita é provavelmente o elemento cultural mais importante e complexo da nossa espécie. Biologicamente, é impressionante a capacidade de o cérebro humano em ler. É notável nossa capacidade de integrar diversos níveis de processamentos que nos permite "ouvir com os olhos". Socialmente, ler e escrever proficientemente tornaram-se importantes habilidades para promoção da inserção social do indivíduo. Lamentavelmente, ano após ano as avaliações oficiais atestam nossa incapacidade de a lfabetizar bem e a todos no tempo esperado para tanto. Análise do cenário atual mostra que somos um país cuja renda é bastante concentrada e cuja qualidade da educação oferecida é segregatória e colabora para a desigualdade. A apropriação proficiente da leitura e da escrita implica superação pelo aprendiz de três grandes desafios: o domínio das correspondências entre a cadeia da fala e a da escrita a compreensão leitora e a inserção satisfatória no mundo letrado. Em função disso, essa obra proc urou responder à questão que faz parte do título: é possível qualificar o ensino da língua materna? Para isso, mobilizamos elementos com o intuito de promover reexame e consequente qualificação de práticas no ensino de língua materna. Os elementos de stacados aqui, se não são suficientes, são necessários para a melhoria da educação e para a promoção mais equânime das oportunidades sociais no Brasil.

Código: 9788544421758
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ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: É POSSÍVEL QUALIFICAR O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO BRASIL?

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