Os desafios das práticas pedagógicas nos processos do ensino e da aprendizagem no contexto educacional atual impulsionam reflexões a respeito da fragmentação dos saberes e do enclausuramento disciplinar que necessitam da compreensão de rupturas epist emológicas vivenciadas nos últimos séculos, em especial, os paradigmas do reducionismo e da emergente complexidade do pensamento. Apresenta-se assim, a necessidade de pensar a possibilidade interdisciplinar no Ensino Fundamental, em especial no prime iro ano, no que diz respeito à alfabetização e ao letramento, ultrapassando a fronteira para além do domínio de códigos, de memorizar, do ato mecânico do ler e escrever. Todavia que o ensino e a aprendizagem estejam permeados por práticas pedagógicas e coletivas, articuladas em diferentes disciplinas e áreas de conhecimento, com contextualização e sentido para o aluno. Alfabetizar e letrar em uma aprendizagem efetiva requer formação docente reflexiva e continuada, permeada por relações intersubj etivas e interdisciplinares em que a colaboração e a solidariedade possibilitam a construção e reconstrução do conhecimento e do agir pedagógico.
Código: | 9788544411919 |
EAN: | 9788544411919 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 21,00 |
Largura (cm): | 14,00 |
Espessura (cm): | 1,20 |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: POSSIBILIDADE DA INTERDISCIPLINARIDADE EM AMBIENTES COLABORATIVOS
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$57,56