O teatro e a música apresentam uma característica comum: são artes do tempo. Em ambas, um material escolhido como impulso inicial - uma dramaturgia, uma partitura, um movimento, uma sonoridade, uma ideia ou o que quer que mobilize o artista - nunca p ermanece o mesmo antes, transforma-se ao longo do espetáculo teatral ou da execução musical. No teatro, essa transformação é o que configura a ideia de ação, enquanto na música a mesma noção será, no presente livro, chamada de direcionalidade musica l. Esse fenômeno de um material inicial transmutando-se no percurso temporal de uma obra foi entendido como um campo similar, paralelo, entre teatro e música. O modo como esse campo similar se configura muda de tempos em tempos e de cultura para cult ura. A intenção deste livro é descrever algumas dessas mudanças ao longo de uma parte da história do teatro e da música, constatando a existência de um percurso histórico semelhante para as duas artes, que vai da construção de linguagens altamente es truturadas, passa pela exploração dos limites dessas linguagens e desemboca na dissolução das estruturas que as sustentavam.
Código: | 9788546211296 |
EAN: | 9788546211296 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 0,70 |
Largura (cm): | 14,00 |
Espessura (cm): | 21,00 |
Paralelos entre ação teatral e direcionalidade musical
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$39,90