As contradições existentes entre os grupos populacionais na sociedade brasileira se desenvolveram de maneira nitidamente diferente dos fenômenos europeus nestes últimos 500 anos. Devido ao fato de a história da nossa colonização ter sido produzida so b a forma de escravismo criminoso, existindo a particularidade de o grupo trabalhador e subalterno ser constituído fundamentalmente por africanos e afrodescendentes e o grupo dirigente e escravizador ser constituído de forma majoritária por europeus e seus descendentes. Formou-se um conflito de base opondo africanos escravizados e europeus escravizadores criminosos conflito que, ao longo da história, apresenta muitas nuances, sendo contudo produto de uma estrutura particular de relações sociais que persiste até o presente, com modificações pouco significativas. Devemos alertar que o mundo presenciou diversas formas de racismos contra diversos grupos na sociedade e tem como fonte finalidades e construções diversas, que embora sinalizadas na mesma palavra, não têm, contudo, as mesmas características, amplitudes e consequências no âmbito das sociedades. Estamos falando, portanto, do caso específico do racismo brasileiro, no qual as populações negras são controladas historicamente pelas p opulações brancas através de um conjunto de práticas sociais. São controles sociais, políticos e ideológicos que utilizam de diversas formas ações, combinando da imposição de coação física à de morais e ideológicas. As coações físicas estão ligadas à s segregações espaciais de habitação, aos meios de violência policial, às deturpações sobre os corpos negros. Henrique Cunha Junior - Professor Titular da UFC
Código: | 9788544414781 |
EAN: | 9788544414781 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 1,10 |
ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA EDUCAÇÃO AFROPENSADA: REPENSAR O CURRÍCULO E CONSTRUIR ALTERNATIVAS DE COMBATE AO RACISMO
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$55,08