Observa-se um crescente afluxo de pessoas para áreas protegidas, atraídas pelo chamado ecoturismo. Contudo, ocorre uma invasão cultural e embates com as comunidades que têm convivido secularmente perto desses patrimônios naturais. Os processos de "pr eservação" implantados acabaram por excluí-las socialmente, desencadeando uma série de discórdias, como as evidenciadas em todo o Vale do Ribeira (SP), levando a população dessas regiões a se afastar da proteção ambiental e cultural, particularmente, entre os anos 1980 e 1990, gerando discursos negacionistas, incentivados pelo oportunismo e pela demagogia dos donos do poder local. Surge, então, uma provocação: "O ''meio ambiente'' prejudicou a gente...". Atrás desse título-tema mora um enigma, que me motivou a tentar desvendá-lo. Que "meio ambiente" é esse que prejudica alguém? Qual o contexto em que isso se desenvolve? O que seria uma pedagogia dos conflitos socioambientais? Para desvelar o antagonismo gerado por esse assunto, promovi uma ca minhada pela minha história de vida em que conviveram, em necessário intercâmbio: Militância-Ensino-Pesquisa. Precisei resgatar os motivos que me levaram a sofrer um desvio de rota, saindo da educação escolar em área urbana indo parar nas matas densa s e emaranhadas da educação e dos movimentos sociais da invisível educação nas relações sociais, a fim de desenvolver uma investig(ação) na zona rural do Alto Ribeira. Procurei mergulhar fundo no lago desse fazer, resgatando a trajetória de uma pesq uisa participativa, multirreferencial, de caráter (auto)biográfico, cujo estudo de caso ocorreu no município de Iporanga (SP). O estudo original foi apresentado como dissertação de mestrado para a Faculdade de Educação da UNICAMP. Sobre o fazer Educa ção Ambiental, tão necessário, surge com frequência um turbilhão de possibilidades, de confusões, entretanto, tenho claro que não existe uma forma pronta e acabada. Cada experiência e realidade possuem um ritmo próprio, um caminhar, e é exatamente es se caminhar que procurei recuperar na presente publicação. É na riqueza do processo e de seus desdobramentos nas inter-relações entre os sujeitos sociais participantes das discussões sobre conservação ambiental e alternativas para o desenvolvimento econômico nas histórias das relações entre natureza e cultura e no papel das políticas públicas que se engendrou o estudo ora apresentado na forma de livro. Esperamos que a obra motive os leitores e as leitoras a refletir sobre suas próprias proble
Código: | 9786525037219 |
EAN: | 9786525037219 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 2,90 |
"O ''MEIO AMBIENTE'' PREJUDICOU A GENTE...": NATUREZA E CULTURA NA PEDAGOGIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E NAS HISTÓRIAS DO VALE DO RIBEIRA (SP)
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$76,00