• RECUPERAÇÃO ESCOLAR: SERÁ QUE RECUPERA?: UM ESTUDO A PARTIR DA PSICOLOGIA ESCOLAR

Inúmeros planos de recuperação escolar vêm sendo apontados como "remédios" aos problemas educacionais brasileiros ao longo da história, desde a década de 1930. Mas as classes de recuperação exercem em alunos e professores o pernicioso efeito de crist alização do "não saber": professores destituídos de sua função de ensinar e alunos desistentes de suas possibilidades de aprender. Por isso, a recuperação escolar, como estratégia pedagógica de apoio aos alunos que "não aprendem", é aqui investigada à luz da Psicologia Histórico-cultural, estabelecendo uma análise crítica sobre a trajetória da implantação de programas de recuperação e as repercussões dessa prática (valendo-se dos sentidos pessoais de educadores, mães e alunos) e trazendo o rela to de procedimentos metodológicos específicos. Este livro é uma denúncia na direção da luta por educação de qualidade e, ao mesmo tempo, um anúncio da possibilidade de a recuperação paralela e a recuperação contínua, propagadas pelos discursos oficia is como soluções, darem lugar ao processo de aprendizagem contínua, ou seja, em que, por meio da mediação, superem-se as dificuldades e possibilite-se o desenvolvimento dos alunos não em espaços à parte, mas dentro dos espaços das salas de aula regul ares.

Código: 9786525006376
EAN: 9786525006376
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,60

RECUPERAÇÃO ESCOLAR: SERÁ QUE RECUPERA?: UM ESTUDO A PARTIR DA PSICOLOGIA ESCOLAR

  • Disponibilidade: 1
  • R$81,00