• REGRESSÃO LINEAR DE FRANCIS GALTON 1822-1911 SENDO RECONSTRUIDA POR MEIO DAS TIC PARA ESTUDAR FUNÇÃO AFIM DE PADRÕES D

As potencialidades pedagógicas da História da Matemática (HM) no ensino de Matemática têm sido discutidas desde o século XVII. Miguel (1993) afirma que, ao usar de forma adequada a HM no ensino, pode levar o aluno a perceber que a Matemática é uma cr iação humana e que surgiu de necessidades práticas, sociais, econômicas e físicas. Isso desmitifica a ideia que o aluno tem de uma ciência pronta e acabada, destina a poucos elitizados. Além disso, a partir da HM são evidenciadas as conexões existent es entre a Matemática e outros ramos da ciência como a Física, a Religião, a Biologia, a Filosofia, entre outros. Assim, a disciplina ganha mais sentido e não é vista de forma isolada, sem contexto ou ligação com outras áreas. Miguel et al (2009) ta mbém acreditam que a HM pode ser uma grande aliada na explicação dos porquês dos alunos acerca de estarem estudando tal conteúdo, bem como, para a identificação de aplicações destes conceitos em sua vida cotidiana. Fossa (2011) complementa as vantage ns da HM, enfatizando que ela serve como um antídoto contra o esquecimento dos estudantes, uma vez que a HM apresenta a Matemática como um produto cultural do homem e traz as influências mútuas deste ser com os vários aspectos da vida, evitando, assi m, o esquecimento e a alienação. Propomos neste livro, atividades históricas1 que professores de Matemática da Educação Básica poderão usar com seus alunos de nono ano do Ensino Fundamental e na primeira série do Ensino Médio, com vistas ao estudo de Função Afim. Trata-se do resultado de uma pesquisa de dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No trabalho, usamos a HM como históri a-significado, onde a história é (re)criada de modo a dar mais significado ao tópico matemático estudado, levando os alunos a refletir amplamente sobre as informações históricas que tomam conhecimento e as conexões entre os aspectos cotidiano, escola r e científico da Matemática presente nessa história.

Código: 9788578614737
EAN: 9788578614737
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,20

REGRESSÃO LINEAR DE FRANCIS GALTON 1822-1911 SENDO RECONSTRUIDA POR MEIO DAS TIC PARA ESTUDAR FUNÇÃO AFIM DE PADRÕES D

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$30,00