• SABER CONVIVER NA ESCOLA: MARCOS TEÓRICO E SITUACIONAL

Este livro busca contribuir, de forma prática, com a reflexão coletiva em relação às ações necessárias para a construção de estratégias pedagógicas e relacionais sobre a melhoria da convivência escolar. Conforme Danilo Gandim (2009), planejar é - sem pre - buscar a transformação da realidade é - sempre - propor ações, atitudes, regras e rotinas as quais possam levar à satisfação de necessidades descobertas na realidade ou na prática. A comparação entre o que se quer de positivo para a convivênci a escolar e o que existe na realidade cotidiana resultará em um plano de ação a ser efetivado, visando transformações de uma realidade. Dessa forma, são apresentados, neste livro, capítulos sobre o marco referencial e marco situacional, visando a ori entar a escrita do Plano de Convivência Escolar, possibilitando a construção do marco operativo. Assim, o marco referencial trata-se do conjunto de posicionamentos teóricos, filosóficos e metodológicos que fundamentam as reflexões sobre o saber convi ver na escola e na política educacional. Com ele, busco apresentar as referências teórico-metodológicas para as quais as ações, atitudes e rotinas devem produzir a melhoria da convivência escolar e um clima escolar positivo. Esse marco referencial mu ltidisciplinar, também, busca embasar a efetivação de uma educação em Direitos Humanos, a consolidação de uma gestão democrática nas escolas, bem como o desenvolvimento da educação relacional da comunidade escolar e, em especial, dos estudantes. Esta proposta é, antes de tudo, uma escolha ética por saber conviver na escola.

Código: 9786525020372
EAN: 9786525020372
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 2,00

SABER CONVIVER NA ESCOLA: MARCOS TEÓRICO E SITUACIONAL

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$47,00