• PESQUISAS SOBRE ANALOGIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS À LUZ DA TEORIA DO MAPEAMENTO ESTRUTURAL

As analogias, provavelmente, estão entre os recursos didáticos mais empregados por professores de ciências diante de temas ou entidades de interesse científico-escolar demasiadamente complexos e abstratos. nos livros didáticos de ciências, biologia, física e química, a situação não é diferente. tanto os professores em salas de aula quantos os autores de livros didáticos recorrem a numeras fontes para construção de analogias e outros tipos de comparação. os átomos, por exemplo, apresentados a par tir de diferentes teorias, são entidades de interesses científicos comparadas com diferentes sistemas ou estruturas: bolas de bilhar, pudins de passas, panetones, brigadeiros, estádios de futebol, sistemas planetários, colmeias de abelhas, etc. embor a o uso de analogias apresente vários benefícios para mediação pedagógica, o seu emprego, sem os devidos cuidados, apresenta alguns riscos para a compreensão dos estudantes, principalmente quando a abordagem se configura como prática de ensino espont ânea, sem planejamento e com pouca reflexão. o presente livro apresenta uma breve coletânea de trabalhos de investigação sobre o emprego de analogias no ensino de ciências, que foram realizados à luz da teoria do mapeamento estrutural de dedre gentne r e colaboradores, construída no campo da psicologia cognitiva. todos esses trabalhos, elaborados sob a orientação do organizador deste livro - o prof. dr. alexandre ferry, empregaram nas análises um padrão de representação de mapeamento estrutural q ue se apresenta atualizado no capítulo das considerações finais.

Código: 9788578615611
EAN: 9788578615611
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,80

PESQUISAS SOBRE ANALOGIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS À LUZ DA TEORIA DO MAPEAMENTO ESTRUTURAL

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$40,00