• RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE NA ESCOLA: IDEÁRIO POR IGUALDADE SUBSTANTIVA

Esta obra é fruto de uma pesquisa de mestrado que teve como campo empírico a aplicação da política educacional ''Gênero e Diversidade na Escola'', denominada GDE, edições de 2013/2014 (SECADI/MEC). Trata-se de uma política pública destinada à formação docente com vistas à promoção do ideário de reconhecimento à diversidade com interfaces as questões de gênero, das relações étnico-raciais, de orientação sexual no processo escolar. A preocupação da autora foi verificar em que medida a escola de educ ação básica, como lócus privilegiado de formação do/da cidadão/cidadã, viabiliza mecanismos valorativos em respeito à diversidade, notadamente os elementos que configuram enfrentamento ao preconceito e às formas diversas de discriminação, como exercí cio do direito e garantia de cidadania aos sujeitos partícipes. Ganha destaque neste estudo a visão de seus/suas interlocutores/as - gestores públicos, coordenadores/as, docentes, professores/as da rede oficial de ensino do Distrito Federal, particip antes do curso, sobre a atuação dessa política em seu contexto. Como um trabalho reflexivo, crítico e propositivo, digno de um educador e de um acadêmico altamente compromissado com seu desempenho profissional e com a sociedade, o estudo traz valiosa contribuição para educadores/as, estudantes, para demais sujeitos interessados que vislumbram uma perspectiva de educação inclusiva, não sexista, não homofóbica, não racista.

Código: 9788544416402
EAN: 9788544416402
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RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE NA ESCOLA: IDEÁRIO POR IGUALDADE SUBSTANTIVA

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