A docência nos diferentes níveis de ensino tem suas especificidades apontadas por inúmeros estudos e a necessidade de formação profissional para o magistério se constituiu um tema já assumido pelas Instituições de Ensino Superior. Da mesma forma, há uma demanda cada vez maior quanto à implementação de inovações curriculares que respondam às solicitações atuais da educação. Nas práticas educativas vivenciadas até então e socializadas em diferentes espaços pelos protagonistas das licenciaturas da UFSCar Campus Sorocaba, as concepções e experiências mostram-se suficientemente ricas para fomentar um aprofundamento das discussões sobre as necessidades comuns e as alternativas encontradas por cada curso no tocante ao processo de iniciação dos gra duandos na prática docente, especificamente nos estágios curriculares, nas atividades relacionadas ao PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, e às possibilidades de estreitamento entre universidade e escola de Educação Básic a. As vivências que aproximam os estudantes dos professores em serviço e viabilizam um trabalho integrado tem evidenciado demandas formativas e, sobretudo, explicitado o potencial da troca de saberes para a constituição da profissionalidade docente e nessa perspectiva a criação de um laboratório interdisciplinar se apresentou como uma proposta significativa para a formação de professores da Educação Básica e como uma oportunidade de investimento no conhecimento do conteúdo e reflexão sobre o con hecimento pedagógico do conteúdo a ser ensinado. Diante disso, este livro toma como público alvo professores, formadores e pesquisadores e tem como foco os recursos didáticos e materiais curriculares na interface com a pesquisa e a formação de profes sores e foi estruturado de modo a apresentar contribuições teóricas e metodológicas, assim como relatar experiências vivenciadas por alunos dos cursos de graduação desencadeadas em virtude da disciplina Tópicos em Recursos Didáticos oferecida aos cur sos de Licenciatura na interface com o Programa de Apoio aos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores - LIFE/CAPES.
Código: | 9788544422717 |
EAN: | 9788544422717 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 1,30 |
RECURSOS DIDÁTICOS E MATERIAIS CURRICULARES: REFLEXÕES EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$62,24