• HABERMAS E O OFÍCIO DOCENTE: À LUZ DO AGIR COMUNICATIVO

O livro Habermas e o ofício docente: à luz do agir comunicativo apresenta o ofício docente na perspectiva da interação comunicativa no cenário educacional das sociedades ocidentais complexas e pluralistas. Desse modo, o conceito habermasiano de agir comunicativo possibilita pensar o ofício docente como interação docente. Busca-se, fundamentalmente, analisar que contribuições a Teoria da Sociedade e a Teoria do Agir Comunicativo de Habermas trazem para pensar o ofício docente hoje. O estudo toma como base as obras de Habermas e, em menor escala, as de Tardif e dialoga as contribuições de estudiosos sobre Habermas como Thomas McCarthy, Ralph Ings Bannel, José Pedro Boufleuer, Flávio Beno Seibeneichler, Alessandro Pinzani, Angelo Vitório Cenci , Eldon Henrique Mühl, Nadja Hermann Prestes, Pedro Goergen, Walter Reese-Schäfer e John Sitton. A obra toma como ponto de partida a Teoria da Sociedade de Habermas, estruturada como sistema e mundo da vida, entendendo-a como modelo de teoria das soc iedades complexas. A partir desse passo faz uma abordagem da Teoria do Agir Comunicativo aproximando-a do âmbito da educação. Finalmente, nessa medida, por um viés habermasiano e em diálogo com Tardif, objetiva-se a tematizar o ofício docente como in teração comunicativa com base em três dimensões de tal ofício, a saber: do saber docente, da relação pedagógica e do processo de desenvolvimento profissional.

Código: 9786558202912
EAN: 9786558202912
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,70

HABERMAS E O OFÍCIO DOCENTE: À LUZ DO AGIR COMUNICATIVO

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$52,00