Esta é uma obra que trata de Filosofia da Linguagem, mas também de Filosofia do Conhecimento. Em diálogo com o filho Adeodato, Santo Agostinho começa por questionar a eficácia do acto de ensinar e, de caminho, o papel mediador da linguagem na relação entre mestre e discípulo. Com este exercício, Santo Agostinho distingue entre a pedagogia verbal, modo de ensinar por meio de palavras, da pedagogia ostensiva, modo de ensinar sem palavras, mostrando directamente as coisas, considerando que aquela p ressupõe um conhecimento anterior por parte do discípulo e esta depende da actividade inteligente do observador. Daqui conclui que a linguagem não pode ser causa do conhecimento da realidade significada e que aprender não depende do saber do mestre e xterior, isto é, aquele que usa a linguagem significante como meio de ensino - depende, sim, da luz do Mestre interior, Cristo, que é a origem do conhecimento superior, a própria Verdade. A função do mestre deve ser, pois, despertar o discípulo para o conhecimento interior da verdade.
Código: | 9789720410788 |
EAN: | 9789720410788 |
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MESTRE, O
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