• REDES SOCIAIS E A FORMAÇÃO DA OPINIÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Nesse livro, Ronaldo Vieira explora o impacto das redes sociais na formação de opinião, revela como as gigantes da tecnologia, conhecidas como GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon) influenciam nas opiniões, emoções, no pensamento coletivo, e em suas relações e comportamentos na Era Contemporânea, como previsto por Zygmunt Bauman em "Modernidade Líquida", deixando claro que o individualismo substituiu a coletividade e o consumidor suplantou o cidadão... Neste contexto, enfatiza a necessid ade premente de se cultivar a capacidade de análise crítica, destacando a importância do discernimento. E apesar dos benefícios como a agilização na troca ágil de informações relevantes e estreitamento de laços entre pessoas e empresas, essas conexõ es, têm seu lado sombrio, evidenciadas na propagação de notícias falsas, pós-verdades e negacionismo, com base em algoritmos que tendem a favorecer conteúdos sensacionalistas e polarizadores, alimentando bolhas de opinião e amplificando notícias fals as. Com isso, o autor instiga os leitores a desenvolverem habilidades de julgamento e análise crítica, além de promoverem o debate, a busca por fontes confiáveis de informação e bases de formação da opinião. O letramento midiático e digital são atua lmente, cruciais para distinguir o verdadeiro do falso e compreender o que é "fato ou fake", contudo, as plataformas digitais têm grande responsabilidade nesse contexto, devendo filtrar e moderar conteúdos garantindo uma troca de informações saudávei s e segura. "*se você não está pagando pelo produto, você é o produto!"

Código: 9786599986239
EAN: 9786599986239
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,30

REDES SOCIAIS E A FORMAÇÃO DA OPINIÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

  • Disponibilidade: 3
  • R$43,99