• RUBI E DIAMANTE VÃO À ESCOLA. E AGORA?

Rubi e Diamante são dois meninos perdidos na própria história de vida. Viviam na mais extrema pobreza. Tudo neles é determinado pela pobreza e pela exclusão social: a constituição familiar, o espaço, o tempo, a linguagem, os usos, os costumes. Ao che garem à escola traziam consigo uma cultura que não cabia no contexto escolar que tem padrão definido e, para que o (a) aluno (a) seja aceito(a), precisa encaixar-se nele. As atitudes em sala de aula, os cuidados das professoras para com eles, nada di sso fazia sentido, pois não possuíam conhecimentos, vivências, muito menos observação dos costumes da vida social, como: civilidade, delicadeza, polidez, cortesia, concebidos como inerentes ao ambiente escolar. A cultura imposta pela escola aos irmão s, não levou em consideração a história de vida dos mesmos, a tentativa foi de encaixá-los no cotidiano escolar, o qual tem regras, normas e valores definidos à priori. Devido às dificuldades enfrentadas desde a socialização evadiram-se de quatro esc olas. As autoras basearam-se na interface entre Antropologia, Estudos Filosóficos, Memória, Cultura Escolar para analisar esta história real, compreendendo que estas áreas de conhecimento são importantes interlocutores para estudos em educação, com o objetivo de responder à seguinte questão: Estaria a escola preparada para receber alunos com diferenças culturais tão acentuadas?

Código: 9788580424959
EAN: 9788580424959
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,60

RUBI E DIAMANTE VÃO À ESCOLA. E AGORA?

  • Disponibilidade: 1
  • R$48,10