"...esta cultura escolar transborda a própria escola, pois se constrói desde a crença popular em uma instituição a que se pudesse confiar a geração de uma nova nação, ainda que em prejuízo das vocações culturais de seu povo. Instala-se na sociedade, a partir daí, o sentido de tudo aquilo que se compreenderia como legítimas formas de educar e ensinar, determinando-se, deste modo, a orientação geral de todas as práticas fundamentais da educação formal. Mais do que conteúdos programáticos, tais ori entações gerais incidem sobre aspectos do ofício de ensinar, tais como o modo de exposição de conteúdos, de avaliação da aprendizagem e da definição de objetivos de ensino-aprendizagem [... ...] Queríamos ter o professor falando de si mesmo como se f osse outro, que apesar de conhecê-lo bem, é outro. A ideia por trás disto era a de pôr os valores e as crenças da cultura escolar de frente para a sociedade que se desenvolveu à margem de todos estes valores, buscando-se nesta confrontação uma catars e, se não somente pela revelação da óbvia anacronia entre a cultura escolar tradicional e a sociedade contemporânea, também, quem sabe, pela geração de um novo conceito de cultura escolar, ainda que incipiente, porém, embrião de algo maior adiante. E ste livro resume este exercício de professores em busca de uma catarse cultural.
Código: | 9788544418406 |
EAN: | 9788544418406 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 0,90 |
A CULTURA DO PROFESSOR E OS SENTIDOS DA ESCOLA
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$52,88