• A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM À LUZ DA FILOSOFIA DA SINGULARIDADE

Esta obra apresenta uma crítica veemente do conceito moderno de dificuldade de aprendizagem. Tal crítica organiza-se sobre quatro pilares que fornecem a sustentação e a moderna interpretação do conceito: o primeiro pilar é uma análise histórica desse conceito, com o intuito de mostrar que ele é socialmente construído, articulando-se diferentemente em diversos períodos históricos o segundo analisa criticamente a ideologia da medicalização, seus fundamentos e suas consequências o terceiro aprese nta os pressupostos da abordagem analítica em educação e sua consecução tanto na Psiquiatria quanto na Estatística finalmente, o quarto pilar é representado por uma nova concepção de temporalidade erigida a partir da noção de produtividade e, princi palmente, ritmo ou eficiência, no contexto de uma sociedade industrial. A obra mostra que esses quatro pilares estão intimamente conectados, fornecendo também sustentação mútua. A obra difere, portanto, das críticas recentes que se formulam relativam ente ao conceito de dificuldade de aprendizagem, na medida em que se volta para as próprias condições de possibilidade do conceito e sociais e lógicas, mais do que para os seus usos, e abusos, no contexto das escolas. Essa análise da fundamentação do conceito, seus pressupostos possibilitam vislumbrar novas perspectivas para sua reformulação ou até mesmo dissolução. Adota-se aqui a perspectiva da Filosofia da Singularidade como princípio para a desconstrução do conceito de dificuldade de aprendi zagem. A partir dela, estabelece-se a diferença essencial entre mal-estar e doença, afastando definitivamente a abordagem medicalizante em Educação.

Código: 9788547324575
EAN: 9788547324575
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,90

A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM À LUZ DA FILOSOFIA DA SINGULARIDADE

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$61,00