• A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PENSAMENTO PÓS-COLONIAL: NARRATIVAS DE PESQUISAS

Esta coletânea de textos assume um compromisso com a pesquisa, com a descolonização do pensamento e com as epistemologias em torno de um campo recente em constituição da pesquisa em educação ambiental. Nossas investigações são potencializadas e poten cializadoras com as culturas locais a partir da contextualização dos graves problemas ambientais, sociais, políticos, culturais e filosóficos que nos afetam antes e durante a realização de nossas pesquisas. Com isso, criamos infinitas possibilidades de investigação. A abordagem metodológica da pesquisa em educação ambiental que temos adotado não se prende às amarras de um caminho determinado, estreito e inflexível. Não estamos defendendo que não devemos traçar caminhos ou ter pressupostos em nos sas pesquisas nosso argumento é o de considerar o imprevisível em sua trajetória. A lógica binária é um dos mecanismos de controle criados pela colonialidade e, por isso, sujeito e objeto, cultura e natureza são complementares. Em nossas pesquisas, exploramos as formas de resistências produzidas, as experiências de culturas com usos de práticas sustentáveis para garantir seus modos de vida e analisamos como comunidades/escolas desenvolvem formas de se relacionar com as naturezas culturas. Part imos de um pensamento decolonial para defender a pesquisa em educação ambiental. Portanto, as relações com o lugar e as histórias produzidas na visão de saberes culturais locais e sustentáveis nos mobilizam, em especial, porque suscitam a criação de uma outra pedagogia, longe de dogmas. Buscamos, assim, uma permanente correlação entre o lugar, as culturas e as produções narrativas dos sujeitos/comunidades/escolas.

Código: 9788544428269
EAN: 9788544428269
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A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PENSAMENTO PÓS-COLONIAL: NARRATIVAS DE PESQUISAS

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