Neste livro, o autor discute como a abrangente teoria sociológica de Pierre Bourdieu (1930-2002) trata a educação como um componente fundamental dos processos de constituição do mundo social. Conceitos como habitus, prática, estratégia, campo, capita l cultural, violência simbólica e reprodução social são importantes ferramentas teóricas utilizadas para entender como o sistema escolar confirma e reproduz as desigualdades "de desempenho escolar de crianças provenientes das diferentes classes socia is". Evidenciam-se, assim, mecanismos muitas vezes ocultos - ou que insistimos em não enxergar - presentes no cotidiano escolar, que contribuem para a reprodução das desigualdades sociais e das formas de dominação política que hierarquizam as socieda des contemporâneas. Para Pierre Bourdieu, somente se conhecermos os mecanismos que fazem que a educação escolar contribua para a reprodução das desigualdades e dos privilégios, poderemos trabalhar para construir alternativas pedagógicas críticas e re flexivas que os minimizem ou até mesmo os neutralizem, como nos sugerem alguns princípios pedagógicos apresentados aqui para o debate educacional.
Código: | 9788515043248 |
EAN: | 9788515043248 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 0,40 |
A EDUCAÇÃO REFLEXIVA NA TEORIA SOCIAL DE PIERRE BOURDIEU - Vol. 9
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$22,00