A educação escolar sempre teve como desafio aperfeiçoar nos alunos habilidades que os levassem à eficiência na escrita. Percebe-se que as produções dos educandos parecem aquém da expectativa da modalidade escrita da língua. Concomitante aos problemas da produção textual está o advento da tecnologia digital, bem como sua influência na comunicação escrita dos alunos. As implicações da redação virtual chegam às escolas, mas ainda não existe uma estrutura organizada para saber aproveitar os benefíci os da informática como instrumento auxiliar no processo educativo. Algumas escolas não preparam o educando para participar crítica e ativamente do mundo virtual. O processo de letramento escolar limita o aluno a uma atitude passiva diante das situaçõ es de leitura e escrita. O hipertexto é uma ferramenta que, como objeto de aprendizagem, pode auxiliar a escola a exercer sua função democratizadora de inserir o aluno na cultura digital, ao mesmo tempo em que potencializa suas competências e habilid ades na modalidade escrita da língua no contexto contemporâneo. Acreditamos que uma produção textual, sequenciada pelo hipertexto, pode ser um instrumento de resgate do aluno que se encontra desmotivado devido a propostas limitadas de produção textua l em sala de aula. Pode também contribuir para a autonomia do educando em explorar conteúdos, e, ainda, auxiliá-lo na organização e na representação de seu pensamento, além de potencializar uma escrita colaborativa e fazer surgir um interlocutor conc reto para os textos produzidos, auxiliando na construção do hipertexto. Isso pressupõe a importância de se testarem novas estratégias de aprendizagem para tentar resolver velhos problemas de produção escrita.
Código: | 9788544415436 |
EAN: | 9788544415436 |
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A ESCRITA HIPERTEXTUAL E COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
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