O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memória das pessoas filmadas. A partir de dois eixos temáticos construídos pela autora, denominados "Álbu ns de família" e "Retratos da dor", dois dos ensaios reunidos no livro abordam os seguintes filmes: Acácio (2008), de Marília Rocha Nos olhos de Mariquinha (2008), de Cláudia Mesquita e Junia Torres Retratos de identificação (2014), de Anita Leandr o Cabra marcado para morrer (1984) e Moscou (2009), de Eduardo Coutinho. Como um signo especial que guarda, em si, o efeito paradoxal de ser presença da ausência e ausência da presença, noção benjaminiana retomada por vários estudiosos da imagem, ao trazer à luz tais fotografias, os filmes acabam por reinseri-las na linha do tempo. Dessa forma, uma história individual ou coletiva pode ser redescoberta, repensada, submetida ao olhar crítico. Um terceiro ensaio, destaca as relações entre a leitur a e a escrita do movimento no cinema de Aloysio Raulino, e, em particular, uma enigmática (e borgeana) passagem de Inventário da rapina (1986) desse importante fotógrafo e realizador brasileiro.
Código: | 9788566786453 |
EAN: | 9788566786453 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 0,80 |
Largura (cm): | 13,00 |
Espessura (cm): | 20,00 |
A MISE-EN-FILM DA FOTOGRAFIA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO E UM ENSAIO AVULSO
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$39,90