Esse livro oferece uma abordagem histórica, estética e crítica de um dos principais conceitos do vocabulário fílmico - a ideia de mise en scène. O autor investiga as origens teatrais do termo e sua aplicação na teoria cinematográfica, enfatizando o p apel central que ela adquiriu nos anos 1950, quando se tornou ferramenta teórica da revista Cahiers du Cinéma. Depois de identificar a definição clássica da mise en scène, a discussão se desloca para as diferentes etapas de evolução e problematização do termo nas últimas décadas, culminando com a aparição das noções de cinema de fluxo e filme-dispositivo a partir do final dos anos 1990. É quando se reacende o debate, iniciado na segunda metade da década de 1960, sobre o possível ''''''''fim da mise en scène'''''''' e sua substituição por outras estratégias conceituais. A obra procura articular a abordagem teórica à prática da análise fílmica. Para tanto, além de avaliar a mise en scène tal como aparece nos escritos clássicos (Rivette, Rohmer, Miche l Mourlet, Alexandre Astruc) e do mais modernos ao século XXI (Jacques Aumont, David Bordwell, Stéphane Bouquet, Alain Bergala), analisa os estilos de encenação de diretores pertencentes a diferentes épocas e escolas estéticas, como Otto Preminger, J oseph Losey, Claire Denis e Hou Hsiao-hsien.
Código: | 9788530810511 |
EAN: | 9788530810511 |
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Altura (cm): | 23,00 |
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A MISE EN SCÈNE NO CINEMA: DO CLÁSSICO AO CINEMA DE FLUXO
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