Poderia a pedagogia ocupar-se com a formação para o autogoverno? A presente obra persegue esta questão ao tomar como fio condutor de sua reflexão a Pedagogia Geral de Johann Friedrich Herbart. A condição ontoantropologica de educável e o pilar sobreo qual o filosofo e pedagogo alemão edifica sua proposta de ação pedagógica, pensada sob a tríade do governo (Kinderregierung), da instrução educativa (erziehende Unterricht) e da disciplina formativa (Zucht). Esta tríade pretende proteger e salvaguar dar a possibilidade de o sujeito realizar seu percurso formativo, assegurando a sua abertura ao mundo humano e das coisas, evitando que a infância seja subjugada por quaisquer razões. O sentido dado por Herbart a esses conceitos possui um sentido mui to próprio, e em muitos momentos alvo de interpretações equivocadas e distorcidas. A ação pedagógica para o pedagogo e filosofo encontra seu fim na constituição de pessoas fortificadas em suas personalidades e capazes de se auto-governar. A presenteo bra soma-se a um movimento de reinterpretação e atualização do pensamento pedagógico-filosófico de Herbart como subsidio para pensar a formação humana diante dos desafios atuais marcados pela fluidez e efemeridade.
Código: | 9788541902694 |
EAN: | 9788541902694 |
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A PEDAGOGIA COMO AUTOGOVERNO EM JOHANN FRIEDRICH HERBART
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