No teatro de animação há uma especificidade dramatúrgica que se constrói na relação entre ator, objeto e público. O objeto interpõe-se entre o ator e o público, impondo procedimentos dramatúrgicos necessários a esse fazer teatral, cuja singularidade é determinada pelo objeto e pelo jogo que se estabelece com o ator e o público. A partir dessa coordenada, o ator adquire o status de manipulador e/ou animador, e o objeto, o de um signo visual. Neste livro, Felisberto Sabino da Costa propõe uma anál ise centrada nos procedimentos dramatúrgicos que envolvem o teatro de animação, observando que a prática da encenação pode não estar dissociada do processo de elaboração textual. O autor detém-se nas encenações brasileiras a partir dos anos de 1980, privilegiando as práticas em que o ator-manipulador atua diretamente no objeto, centrando a discussão no fenômeno teatral e não apenas na animação.
Código: | 9788531415920 |
EAN: | 9788531415920 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 2,00 |
Largura (cm): | 14,00 |
Espessura (cm): | 21,00 |
A poética do ser e não ser: procedimentos dramatúrgicos do teatro de animação
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$48,00