Decidir a carreira profissional é uma das muitas escolhas que o adolescente enfrenta. Importante e difícil, ela é determinada sobretudo por aspectos inconscientes. Então, vale perguntar: que papel caberia às escolas desempenhar nesse processo? Com ba se em sua experiência como psicanalista em colégios de São Paulo, a autora observou que a escolha da profissão migrou do ambiente familiar para o escolar. A fim de analisar tal movimento, esse livro aponta algumas alterações socioeconômicas e cultura is que concorreram para transformar a orientação vocacional em um projeto psicopedagógico. Se, por um lado, o discurso capitalista, aliado ao da ciência - em sua versão tecnocientificista -, tem legitimado a transferência de responsabilidades que out rora eram das famílias para as instituições de ensino, por outro, vem transformando a educação escolar em mais uma mercadoria disponível ao consumo.
Código: | 9788530810443 |
EAN: | 9788530810443 |
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Altura (cm): | 21,00 |
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ORIENTAÇÃO VOCACIONAL: O QUE AS ESCOLAS TÊM A VER COM ISSO?
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