A inteligência livre escolhe com personalidade, vive o caráter como reconhecimento da identidade. Nada se sabe de si por si mesmo. Ser a si mesmo é uma declaração universal da vivência socializada. Chegar ao ponto de dizer quem se é no mínimo signifi ca que a subjetividade, como lugar fluido, constituiu-se de significações. E elas todas em conjunto na história de alguém. As escolhas que determinam o ser que se é se realizam significativamente. É como uma âncora de valores a serem retirados das ág uas profundas da história pessoal. Denise de Camargo e Maria Sara de Lima Dias propõem um programa para que não mais nos separemos, para que as emoções subsidiem entre si as nossas racionalidades sentidas. Emoções coexistem no mesmo espaço racional , traçadas nas relações e interações humanas que emergem espontaneamente como verdades unificadas de uma historiografia. Se dá livre o barco da personalidade em seu caráter, e é assim que a autoestima provê a inteligência, atua com saberes e conhecim entos profusos em que o desenvolvimento ético se manifesta como criatividade, e a resiliência se faz natural. Frente à direção da vida, o homem afetivo, emocionalmente entregue ao mar das contradições existenciais, sai do porto da racionalidade sinté tica com sua identidade complexa e guia o barco de sua totalidade humana. À popa de seus valores, solta as amarras, se eleva a navegar pondo-se à proa dos sentidos. Esse livro consiste em um programa para a prática educativa. A teoria integrada ao e nsino-aprendizagem, uma possível praxis que se faz no mútuo constitutivo do pensamento emocional que se ocupa das preferências, dos gostos e atua na pergunta, na dúvida, nas respostas que de si para si encontra o outro, socializa valores, gratifica-s e. E, da razão imperativa que domina as medidas, ativa a lógica e estabelece conceitos. Juntos, ao mesmo tempo e em separado, conjugados e integrados, entrelaçados, a racionalidade sente, e sente e se emociona o racional com a diferença apenas da cr iatividade, do salto qualitativo. Aqui está algo que nos retoma como pais, professores e comunidade humana, um caminho para a sensibilidade viver a racionalidade. Se o coração conhece o que a razão desconhece, como Pascal nos diz, com certeza a razão não existiria, porque a razão vive da incerteza. A metáfora do filósofo une razão e emoção. Nós que disciplinamos, colocamos em separado, dividimos e inventamos a interdisciplinaridade para enganar a férrea dissipação da integridade do conhecimento.
Código: | 9788536289465 |
EAN: | 9788536289465 |
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PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA AUTOESTIMA NA ESCOLA
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