Este livro é resultado de um amplo estudo, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e no escopo do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) - Centro de Inovação em Logística Sustentável (CALS) da Universidade de São P aulo (USP), que busca mesclar conceitos e modelos relacionados à quantificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) com casos práticos de análises, com o objetivo de mitigá-las a partir de alternativas envolvendo soluções multimodais em corre dores de transporte importantes para o país. O livro está dividido em quatro capítulos, além da introdução. O capítulo 2 dedica-se à caracterização do transporte de carga no Brasil, considerando, de forma mais específica, os modos rodoviário, hidrovi ário e aquaviário. Apresenta também a discussão sobre intermodalidade, apontando algumas vantagens para a sustentabilidade do transporte de carga. O capítulo 3 está voltado para as emissões de gases de efeito estufa. Neste capítulo, são abordadas as emissões nos modos de transporte considerados neste livro (rodoviário, ferroviário e aquaviário) e, em especial, são apresentados alguns dos principais modelos de cálculo de emissão por estes modos de transporte. O capítulo 4 apresenta três estudos d e caso aplicados aos corredores de transporte mais significativos no país. O primeiro enfoca o escoamento da soja em grão pelo corredor Alto Araguaia- Santos, estimando as emissões através do transporte exclusivamente rodoviário e da alternativa rodo ferroviária. Os dois casos seguintes abordam o transporte de carga conteinerizada, considerando a opção rodoviária e através da cabotagem. O capítulo 5 encerra o livro com discussões gerais.
Código: | 9788522490899 |
EAN: | 9788522490899 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 24,00 |
Largura (cm): | 17,00 |
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