A teoria da alegoria que o filósofo crítico Walter Benjamin elabora em Origem do Drama Trágico Alemão é o horizonte teórico e conceitual de uma pesquisa assumidamente esotérica sobre alegorias carnavalescas que foram proibidas de desfilar no sambódro mo carioca. Envereda pela teoria crítica da sociedade para, de um ponto e vista crítico da teoria e da história da arte, refletir sobre o Cristo Mendigo, abre-alas do desfile Ratos e Urubus, larguem a minha fantasia!, assinado por Joãosinho Trinta na Beija-Flor de Nilópolis, em 1989. O diálogo entre esta e outras cenografias carnavalescas conforma a "carnavalíssima trindade" e gera contradições e correspondências entre alegoria e censura, sambódromo e barracão, história e crítica, arte e polític a. Ao ser atravessada pelo conceito de "alegoria" de Walter Benjamin, esta investigação sobre a cenografia de escolas de samba do carnaval carioca resultou em uma série de reflexões críticas sobre alegorias carnavalescas que desafiaram o Estado e a Igreja, as normas do carnaval e as leis da sociedade brasileira. Proibidas de desfilar nos concursos promovidos pela LIESA na Passarela do Samba Professor Darcy Ribeiro, as alegorias abriram um espaço de reflexão sobre a arte carnavalesca, exposto ne ste livro em episódios de debate sobre experiências carnavalescas e imagens de pensamento.
Código: | 9788584042753 |
EAN: | 9788584042753 |
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ALEGORIA BENJAMINIANA E ALEGORIAS PROIBIDAS NO SAMBÓDROMO CARIOCA O CRISTO MENDIGO E A CARNAVALÍSSIMA TRINDADE - VOL. 112
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