Como ensaio de discussão teórica, este texto apresenta alguns dos argumentos mais recentes da teoria pós-colonial, das políticas de identidade, da narratologia e do discurso histórico. Como roteiro de estudos, ele se constitui em excelente complement o para uma mostra, que compõe um espectro que parte desde produções de grande porte, com elencos milionários (como é o caso de A Missão, de Roland Joffé, e Salvador, de Oliver Stone), até produções artesanais, de caráter militante (caso dos vídeos so bre comunidades chicanas, favelas brasileiras, Chiapas ou Cuba). Alguns desses filmes já eram acessíveis por sua inserção no mercado de vídeo (caso do road movie Diários de Motocicleta, de Walter Salles, ou do experimental Walker, de Alex Cox), outro s, de títulos menos conhecidos, são agora disponíveis pelas redes de informação (como por exemplo The World is Watching, documentário canadense sobre a Nicarágua de Jim Munro e Peter Raymont). José Gatti O universo proposto é amplo e diversificado, e em mergulhos de diferentes profundidades vai percorrer o imaginário sobre os Estados Unidos, o México, o Brasil, mas também El Salvador e a Nicarágua, com passagens pela Argentina, Chile, Venezuela e Peru. Focando mais atentamente Chiapas, La Plata ou mesmo a favela de Vigário Geral ou onde o Texas e a Califórnia margeiam o México. Recorrendo a sotaques que vão do náuatle, maia e kuna, ao espanhol, português e inglês, com todas as suas inflexões regionais. O ponto forte do trabalho - composto d e uma série de ensaios, alguns já apresentados em congressos e publicados - é a problematização do modo de representação audiovisual em seus formatos documentários ou de ficção. Por este caminho, de maneira contundente, são explorados os limites do c ampo, repensado o manejo das instâncias narrativas e verificadas as estéticas metalingüísticas que lidam com o espelhamento e a alusão às imagens geradas no processo de busca do real social, repletas de intertextealidades. Um trabalho que opera numa temática contemporânea através da sensível percepção dos artifícios da linguagem. Tunico Amâncio A organização do livro se estrutura a partir de três aspectos teóricos: a produção de filmes políticos denunciatórios na década de 80 filmes transnacion ais da década de 90 e a vertente alegórica e paródica do filme político.

Código: 9788574745640
EAN: 9788574745640
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,00

AMÉRICA LATINA NO CINEMA CONTEMPORÂNEO, A

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$36,00