Talvez o melhor modo de introduzir este estudo seja tratar, antes, daquilo que ele não é. A música, enquanto fenômeno humano, pode ser descrita de muitos pontos de vista:(1) há descrições históricas e antropológicas, que cuidam dos muitos modos de se fazer música ou de valorizá-la com conotações sociais (2) há descrições estéticas, responsáveis pela construção de escolas e estilos musicais (3) há descrições éticas, que chegam a projetar na música valores ideológicos e, até mesmo, terapêuticos (4) há, ainda, descrições a respeito da significação musical, que buscam determinar seus sentidos. Entre todas essas possibilidades, este trabalho não é uma história da música, pois enquanto descrição de mecanismos formais de uma linguagem humana, p retende-se uma abordagem não através do tempo, mas das propriedades musicais capazes de resistir à variações históricas e culturais não se trata de valorizar determinadas estéticas com comentários apreciativos, muitas vezes de ordem bastante subjet iva, orientados por gostos pessoais - não se trata de fazer manifestações estéticas - não faz parte deste trabalho projetar ideologias nas formas musicais, discutindo políticas, nem examinar os efeitos da música na percepção humana. Trata-se, no cas o, de estudar a música do ponto de vista da significação, ou seja, do ponto de vista semiótico.
Código: | 9788539107025 |
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SIGNIFICACAO MUSICAL, A - UM ESTUDO SEMIOTICO DA MUSICA INSTRUMENTAL ERUDIT - 1
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