O texto analisa produção de significados, sentidos subjetivos e possíveis indicadores de criatividade nas produções de esquemas mentais matemáticos de grupo de crianças em situação de risco. Apoiado na Teoria da Subjetividade e na epistemologia quali tativa de Fernando Gonzalez Rey, busco alargar nossas análises das produções de esquemas mentais em atividades lúdicas para além da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud e descrevo, por um processo interpretativo e de teorização, as produç ões de registros matemáticos de crianças em situação de exclusão social. O livro apresenta uma visão epistemológica da produção diversa da matemática, explicitando o conceito de esquemas mentais proposto pela Teoria dos Campos Conceituais e os indica dores de criatividade matemática na produção matemática infantil. Questionamos a necessidade de uma visão mais ampla que a da psicologia cognitiva para compreensão da diversidade da produção matemática das crianças e para evidenciar os sentidos subje tivos presentes nessas aprendizagens e nas experiências de ensino escolar da Matemática. Articula-se o conceito de ser matemático à categoria de Gonzalez Rey da produção de sentidos subjetivos na aprendizagem, buscando a construção da categoria de pr odução de sentidos subjetivos na aprendizagem matemática. Coadunado com tal perspectiva teórico-conceitual, o estudo é metodologicamente arquitetado a partir da epistemologia qualitativa de Gonzalez Rey, numa dimensão construtivo-interpretativa que v aloriza a diversidade de instrumentos, considera a relação dialógica e qualitativa sujeito-pesquisador e estabelece a indissociabilidade entre trabalho empírico e produção teórica. Apoiado em diálogos produzidos ao longo de dez meses de oficina matem ática lúdica e na conversação com os sujeitos e suas respectivas mães sobre suas histórias educativas, busco compreender a produção de sentidos subjetivos na história de aprendizagem matemática de quatro crianças, em situação de risco social, no inte rior do estado de Goiás, no âmbito de um projeto de ação social. Além do diálogo estabelecido ao longo das oficinas lúdicas, coletamos, nas diversas situações, produções de registros matemáticos elaborados pelas crianças em contextos de resolução de situações matemáticas. Esses registros permitiram a análise e a explicitação de esquemas implícitos nessas produções e revelaram importantes elementos constituidores dos complexos processos de aprendizagem matemática.
Código: | 9786525015736 |
EAN: | 9786525015736 |
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Altura (cm): | 21,00 |
Largura (cm): | 14,80 |
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AS CRIANÇAS QUE CALCULAVAM: SENTIDOS SUBJETIVOS NA APRENDIZAGEM
- Disponibilidade: Esgotado
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