Nesta coletânea foram reunidos estudos sobre a implementação das Leis n. 10.639/03 e n. 11.645/08, que tornaram obrigatório o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, em sala de aula. Após mais de dez anos de aprovação desta s leis grande parte dos estudos ainda se detém no papel que tiveram os movimentos sociais na formulação e aprovação da lei na forma como o governo Lula foi pioneiro nesta iniciativa - seguindo sua agenda de combate ao racismo e de inclusão social - na reaproximação do Brasil com a África cultural e economicamente nas relações entre democracia racial e combate ao racismo via inclusão de novos conteúdos em sala de aula na discussão sobre a demarcação de terras indígenas e no papel exercido por esses grupos étnicos e culturais na formação da sociedade brasileira. Contudo, pouco se avaliou até o momento o quanto essas leis têm sido implementadas no chão das escolas e qual papel elas estão têm desempenhado no combate ao racismo. Ou em que me dida a apresentação da contribuição do papel exercido por esses povos, vendo-os como protagonistas nos processos históricos e não apenas como vítimas, têm possibilitado a mudança na consciência histórica dos educandos é um outro aspecto importante a se avançar nos debates sobre esse tema.
Código: | 9788546213511 |
EAN: | 9788546213511 |
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Altura (cm): | 1,70 |
Largura (cm): | 14,00 |
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As leis na escola: experiências com a implementação das leis n. 10.639/03 e n. 11.645/08 em sala de aula
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