Este livro analisa o trabalho de expressão artística dos alunos de uma escola Waldorf da cidade de São Paulo - SP - Brasil, com o objetivo de compreender a estreita ligação entre arte e sensibilidade que se apresenta enquanto caminho para a harmoniza ção da alma humana e a contribuição da arte para o desenvolvimento da razão, da intuição, da emoção e do sentimento. Isso pode ser comprovado pela produção elaborada pelos alunos, interpretada e compreendida a partir das atividades específicas do cot idiano escolar com o aporte teórico de autores que buscam entender o ser humano por meio do equilíbrio entre sensibilidade e razão. A pesquisa apoia-se teoricamente na Antroposofia de Rudolf Steiner para o estudo da utilização pedagógica da arte na cosmovisão científica e artística de Johann Wolfgang Goethe e na sua Doutrina das Cores em A Educação Estética do Homem de Friedrich Schiller na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung na transformação alquímica pela imaginação ativa utilizada po r Jung. O referencial teórico dos autores transita no eixo existente entre o consciente e o inconsciente, entre a razão e a sensibilidade, entre o sensível e o inteligível. A contribuição final é a reflexão sobre a utilização prática dos procedimento s artísticos e a sua influência sobre o desenvolvimento cognitivo e a aquisição de conhecimento que conduz ao equilíbrio entre razão e sensibilidade.
Código: | 9788547307721 |
EAN: | 9788547307721 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 21,00 |
Largura (cm): | 14,80 |
Espessura (cm): | 1,70 |
A PEDAGOGIA WALDORF: FORMAÇÃO HUMANA E ARTE
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$91,00