• AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE PELO MÉTODO DA RODA: INVESTIGAÇÃO AVALIATIVA PARA TENDÊNCIAS DE MUDANÇAS

Pense como seria se sua instituição realizasse uma avaliação construtiva e formativa sem o teor classificatório e punitivo, comum das avaliações. Esta obra original traz uma nova maneira prática de realizar a avaliação institucional nos cursos de gra duação. Mostra o caminho ao apresentar a construção, o uso e resultados de um método de avaliação institucional de caráter construtivo, formativo e participativo, o Método da Roda. Com origem em tese de doutorado, esse método avaliou tendências de mu danças na formação médica no Brasil e, posteriormente, expandiu-se para uso em outros cursos de graduação da área da saúde e, de maneira singular, para escolas de formação profissional nas demais áreas do conhecimento. O instrumento de avaliação usad o no método é apresentado na figura de uma roda com cinco eixos (Mundo do Trabalho, Projeto Pedagógico, Abordagem Pedagógica, Cenários de Prática e Desenvolvimento Docente), que permite visualizar a dinâmica do processo de formação profissional e con fere tipologia de tendências de mudanças. Transita entre os modelos de ensinar tradicional, inovador e/ou avançado para as transformações requeridas no mundo contemporâneo, percebendo políticas e valores, identificando evidências de mudanças instituc ionais ao primar pela eficiência e eficácia em uma gestão comprometida com a qualidade. Em avaliação investigativa, o método possibilita o diagnóstico institucional da escola e o acompanhamento das ações de avanços e retrocessos, diante da responsabi lidade social assumida no contexto político, econômico e social no qual se insere. Sendo participativo, quando implantado, o método fortalece a interação entre os agentes de mudanças (professores, estudantes, técnicos-administrativos e outros atores envolvidos). As trocas de informações e percepções entre os atores sociais, agentes de mudanças, ampliam e enriquecem o processo de investigação avaliativa e decorrências. Os dados levantados e as análises dos resultados com indicadores quantitativos e qualitativos motivam e proporcionam novos estudos com produção de conhecimentos. A continuidade do uso do Método da Roda estimula o surgimento de uma cultura avaliativa construtiva, formativa e participativa que, distinta das avaliações tradiciona is, conduz à maturidade institucional.

Código: 9788547335601
EAN: 9788547335601
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,60

AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE PELO MÉTODO DA RODA: INVESTIGAÇÃO AVALIATIVA PARA TENDÊNCIAS DE MUDANÇAS

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$101,00