Discursos em defesa da promoção da qualidade de ensino têm orientado a intensificação de políticas de avaliação pelo mundo, a partir das quais se multiplicam programas e mecanismos de avaliação em todos os níveis e campos dos sistemas educativos. São políticas marcadas por mecanismos indutores e garantidores da qualidade que associam currículo, avaliação e responsabilização como eixos articuladores. Motivados por estes cenários pesquisadores brasileiros e portugueses, reunidos nesta obra, aprese ntam contribuições formuladas a partir de abordagens teóricas/metodológicas diferenciadas que possibilitam aos leitores, em especial aqueles que se iniciam nessas discussões, a avançarem no processo de compreensão/apropriação da complexidade que envo lve a avaliação educacional. São estudos que se inserem em um movimento de retomada da investigação sobre a avaliação escolar como processo que deve pressupor a relação entre docentes e discentes.
Código: | 9788544434635 |
EAN: | 9788544434635 |
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AVALIAR PARA APRENDER NO BRASIL E EM PORTUGAL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS, PRÁTICAS E DE DESENVOLVIMENTO
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