Se a filosofia for considerada, a partir de sua etimologia, como algo que suscita a sabe doria, a forma de ser do saber filosófico tornase a própria forma de ser da filosofia. Por exemplo, o conhecimento na filosofia grega antiga era um conheciment o que di zia respeito ao ser e à essência. Nesse con texto, o conhecimento supremo, que dizia respeito à substância primeira ou à existên cia suprema, consistia na filosofia primeira ou ontologia. [...] No entanto, seja no que diz respeito ao Taoí smo, ao Budismo ou ao Confucionismo, é pensável que a natureza essencial desse conhecimento possuísse uma direção distinta à do Ocidente. Podemos di zer que, nos fundamentos ou no nível su premo desse conhecimento, existe um "não conhecimento" que aparece em função da extinção do ego. O "não conhecimento", con forme aparece no Budismo ou no Taoísmo, é um "não conhecimento" que se abre a par tir da eliminação da característica do ego que fundamenta um saber que pressupõe a afir mação do sim esmo. Ryosuke Ohashi
Código: | 9788566045178 |
EAN: | 9788566045178 |
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BUDISMO E FILOSOFIA EM DIÁLOGO
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