As campanhas que elegeram Dilma Rousseff, Sebastián Piñera e Hugo Chávez como presidentes do Brasil, do Chile e da Venezuela são o foco da análise deste livro, que esmiúça a relação entre mídia e política nesses países. Katia Saisi acompanha a propag anda televisiva dos candidatos e a cobertura diária dos principais jornais desses países: Folha e Estado, no Brasil, El Mercurio, no Chile, e El Universal, na Venezuela. Mas antes de mergulhar no universo de cada país, a autora traça um panorama da d emocracia na América Latina, descrevendo os processos históricos, políticos e eleitorais dos 20 países que integram a região.
O sistema legislativo e o financiamento de partidos e campanhas eleitorais também são analisados comparativamente. O estu do identifica os princípios norteadores dos discursos dos candidatos e da cobertura jornalística sobre eles, relacionando as estratégias discursivas com os mitos políticos clássicos, mostrando que em cada país há a prevalência de um modelo, ainda que o personalismo seja uma tendência geral. Revela a ascensão de novas formas de comunicação dos candidatos (mídias alternativas, desde rádio e TVs comunitárias, celulares e redes sociais), que estão mudando o modo de se fazer política na atualidade.
Código: | 9788564713093 |
EAN: | 9788564713093 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 0,00 |
Largura (cm): | 0,00 |
Espessura (cm): | 0,00 |
CAMPANHAS PRESIDENCIAIS, MÍDIA E ELEIÇOES NA AMERICA LATINA - BRASIL , CHILE E VENEZUELA
- Disponibilidade: 2
-
R$42,00