Este livro consiste na construção e análise de um debate acerca da compreensão do que venha a ser a experiência musical. São arregimentados teses e argumentos no intuito de apresentar e discutir a elaboração de duas interpretações possíveis sobre o p roblema da experiência com música, concentrando atenção em três de seus aspectos fundamentais: produção, recepção e significação. A primeira dessas interpretações chamamos de simbólica ou simbólico-transcendental. À luz das filosofias de Ernst Cassir er e Susanne Langer, esta interpretação desenvolve uma leitura idealista da experiência musical ao compreender a música como expressão lógica das formas universais dos sentimentos humanos. Na segunda interpretação, construída a partir do escopo mater ialista de uma Teoria Crítica da sociedade, especialmente na versão encarnada na filosofia de Theodor Adorno, a experiência musical é entendida fundamentalmente enquanto fenômeno social. A crítica de Adorno procura mostrar que a música é, dentre outr as coisas, um modo possível de apresentação das determinações sociais. Após a apresentação dos aspectos básicos das duas interpretações, suas aproximações e distanciamentos serão articulados de modo a constituir um debate sobre a experiência musical.
Código: | 9788544423158 |
EAN: | 9788544423158 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 0,80 |
SIMBOLISMO E CRÍTICA: A EXPERIÊNCIA MUSICAL E SUAS INTERPRETAÇÕES
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$56,00