Coletânea de textos sobre a produção e a reprodução (ensino- aprendizagem) de conceitos científicos das Ciências Biológicas, da Química, da Bioquímica, das Ciências Sociais e da Saúde, este livro foi produzido por especialistas nessas áreas e traz im portantes contribuições para compreender como "funcionam" essas ciências, a partir da identificação de alguns de seus principais obstáculos epistemológicos, noção criada por Gaston Bachelard, desenvolvida e aprofundada por seus continuadores, e aprop riada de forma criativa e fecunda neste livro. Afinal, por que é tão difícil entender alguns conceitos científicos? Por que determinadas palavras, ao assumirem uma posição conceitual, podem dificultar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos c ientíficos? Por que algumas teorias científicas, ao se chocarem com o senso comum, com a opinião, geram tanta resistência? Ao ler os textos aqui reunidos, a leitora e o leitor certamente enriquecerão sua visão sobre as ciências, e mais, sobre as cien tistas e os cientistas, no interminável trabalho de (re)construção teórica e prática para explicar os fenômenos da natureza e as relações sociais. Neste livro, as ciências são abordadas como construções sociais, elaboradas por seres humanos, permeada s pelos conflitos e ideologias que atravessam as sociedades e sujeitas a idas e vindas que caracterizam qualquer atividade humana. Nas palavras de Bachelard, "o conhecimento do real é luz que sempre projeta algumas sombras. Nunca é imediato e pleno." Trata-se de um livro em defesa do pensamento científico, fundamental nestes tristes tempos de negacionismo científico e de tão grandes retrocessos nas relações sociais.
Código: | 9786525040950 |
EAN: | 9786525040950 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 2,00 |
BACHELARD E AS CIÊNCIAS: OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO E NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA, QUÍMICA E CIÊNCIAS SOCIAIS
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$73,00