A obra "Matemáticas: a etnomatemática mobilizada na formação de professores no extremo Norte do Brasil mostra que, desde 1988, o processo de formação do professor de Matemática acolhe a etnomatemática em seus currículos, seja como disciplina, seja co mo tema de estudo. Esta inserção, normalmente traz a discussão sobre uma relação dual etnomatemática e matemática acadêmica. Pretendemos esclarecer essa dualidade considerando a visão wittgensteiniana de matemática, como jogos de linguagem na ativida de da linguagem. O percurso investigativo adota uma atitude metódica inspirada na terapia filosófica de Wittgenstein e na desconstrução de Derrida. O exercício de esclarecimento/análise, ora é feito mediante narrativas do percurso terapêutico dos sig nificados, ora mediante a encenação dialógica ficcional cujos personagens performam suas falas nos rastros das significações etnomatemáticas do corpus da pesquisa. Assim, o estudo mostra que as visões instituídas da etnomatemática estão vinculadas ao s usos/adjetivações da matemática, significada, segundo Wittgenstein, como práticas culturais/jogos de linguagem que normatizam gramaticalmente as ações humanas.
Código: | 9786525123721 |
EAN: | 9786525123721 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 0,80 |
MATEMÁTICAS: A ETNOMATEMÁTICA MOBILIZADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO EXTREMO NORTE DO BRASIL
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$57,76