• PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Nesta obra, encontramos os pilares do Pensamento Computacional (PC) e a Computação Desplugada (Computer Science Unplugged) que envolvem o aprendizado de computação sem o uso do computador. Ilustraremos atividades desplugadas como: Onde está Alan Turi ng? e Ordenando o dinheiro na carteira com o BubbleSort. Contextualizamos o PC no âmbito da ferramenta Scratch, descrevendo suas características, focando na sua programação visual, e com exemplos: cálculo das raízes de uma equação de 2º grau, por me io de Bhaskara controle de um ator em um cenário de labirinto cálculo de uma posição específica da série de Fibonacci. Descrevemos a Resolução de Problemas e ressaltamos também a Cultura Maker e Lego, com foco nos quatro pilares da educação relacio nados à Cultura Maker. Colocamos um caso de aprendizado relacionado à Educação Matemática Financeira, através de um Jogo desenvolvido na Plataforma RPG Maker. Pontuamos uma abordagem prática sobre pensamento computacional e jogos, chamada "The Lean, The Mean, Game Grilling", usando ferramentas abertas como App Inventor e Thunkable. Ilustramos a utilização da plataforma Arduino, com ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) e Design Thinking e pontuamos mais atividades para aplicação do PC.

Código: 9786558421467
EAN: 9786558421467
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PENSAMENTO COMPUTACIONAL

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