• A AVALIAÇÃO DO CLIMA ESCOLAR NO BRASIL: CONSTRUÇÃO, TESTAGEM E VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AVALIATIVOS

O livro A avaliação do clima escolar no Brasil: construção, testagem e validação de questionários avaliativos, apresenta o percurso de estudos e pesquisas realizados pelo autor e por um grupo de pesquisadores de diferentes universidades do Brasil sob re o fenômeno clima escolar. Apoiado em uma ampla revisão da literatura nacional e internacional, o autor apresenta o conceito do clima escolar estabelecido conforme as características das escolas brasileiras. A partir do conceito, foi elaborada uma matriz de referência composta de oito dimensões que refletem os diferentes e interligados aspectos da realidade escolar e, segundo a qual, foram construídos três questionários avaliativos direcionados aos alunos, professores e gestores da educação bá sica para mensurar o clima escolar. O autor destaca que há diversas pesquisas que relacionam o clima escolar positivo a um melhor desempenho dos estudantes, maior participação profissional dos professores e gestores, assim como a manutenção de um amb iente saudável, promovendo o bem-estar de todos os que na escola convivem. Nesse sentido, o clima escolar pode representar uma variável importante para uma educação de qualidade. Isto é, uma escola que é percebida com um bom clima apresenta: boas rel ações entre as pessoas um ambiente de cuidado e confiança qualidade no processo de ensino e de aprendizagem espaços de participação e de resolução dos conflitos de forma dialógica proximidade dos pais e da comunidade uma boa comunicação a sensa ção de que as regras são justas, além de um ambiente estimulante e apoiador, em que os alunos se sintam seguros, engajados, pertencentes à escola e respeitosamente desafiados. Contudo não havia no Brasil questionários devidamente validados para tal f im. O livro traz os caminhos metodológicos percorridos pelo autor para a construção, testagem e evidências de validade para o estabelecimento dos primeiros instrumentos de medida (questionários) validados teórica e psicometricamente para o diagnóstic o do clima escolar nas escolas brasileiras. Esses instrumentos de medida são destinados às instituições escolares que objetivam realizar o diagnóstico do seu clima e para pesquisadores que desejarem realizar investigações nessa área.

Código: 9786555232189
EAN: 9786555232189
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,80

A AVALIAÇÃO DO CLIMA ESCOLAR NO BRASIL: CONSTRUÇÃO, TESTAGEM E VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AVALIATIVOS

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$84,00