• A CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Como concretizar o currículo da Educação Profissional integrado à Educação de Jovens e Adultos trabalhadores? Esta obra apresenta uma proposta metodológica de construção de projetos de curso que partem da construção coletiva do percurso formativo lab oral e estende-se para a estruturação de um currículo com mecanismos de integração que possibilitam conexões infinitas, tendo como autores os educandos, os professores, os gestores e a comunidade em geral. Os currículos integrados nas instituições pe squisadas comprovam que, mesmo tendo um processo comum de construção de planos de curso, seu exercício passa por concepções, gestão, contextos, perfis de professores e de estudantes, numa complexa lógica disciplinar, e promove uma exercitação polític o-pedagógica permanente, no sentido de desenvolver a formação/constituição humana integral e emancipadora. O conceito e as naturezas de integração são discutidos para observar as materializações de currículos existentes em algumas instituições que de senvolvem a articulação da educação propedêutica com a Educação Profissional, promovendo o trabalho como princípio educativo e a construção coletiva da organização pedagógica. O exercício do currículo integrado possibilita ressignificar as relações s ociais no curso, pois, com base no conhecimento das especificidades dos estudantes trabalhadores, os professores estão buscando estratégias para a permanência e aprendizagem dos educandos. A forma como o currículo integrado pode ser objetivado na ins tituição depende do ponto de partida percurso formativo do perfil profissional, da forma como é apresentado e moldado pelos professores , para que na sua implementação/ação possam-se conceber estratégias e ações pedagógicas de acordo com a concepção de integração expressa no plano de curso, bem como a incorporação dos sujeitos, da práxis-político-pedagógica e do trabalho coletivo. Todo o processo é oxigenado/oxigenante, já que a avaliação acontece em todo o processo formativo, envolvendo todos o s atores do curso, reconfigurando os processos de ensino, docência e gestão. A experiência da exercitação do currículo integrado contribui para a constituição de seres humanos como sujeitos emancipadores/libertadores/transformadores, em que os intere sses da classe trabalho vão ganhando, em uma resultante dialética, hegemonia sobre a classe capital.

Código: 9786555231328
EAN: 9786555231328
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00

A CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$92,00