Alguns processos educacionais tradicionais provocaram uma hiperespecialização do conhecimento, impedindo o indivíduo de ver o global (compartimentado pelas disciplinas escolares), bem como o essencial (relativizado pela cultura científica). Esses mod elos de aprendizagem convencionais devem ser permanentemente desafiados por metodologias que criam zonas de "permeabilidade epistêmica" como a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade, a multidisciplinaridade e a interprofissionalidade, as quai s devem ser vistas como flechas de um único arco: o conhecimento. A extensão universitária como um dos eixos da educação superior é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa, e promove uma dialogicidade entre seto res da universidade e da comunidade por meio da inserção social do universitário, ação imprescindível para sua formação geral, acadêmica e profissional . Este livro traz uma incursão nesse universo de interação de modelos, conceitos e metodologias or iundos de várias disciplinas e áreas do conhecimento por meio da análise de uma experiência extensionista denominada Projeto Universitário Cidadão, que possibilitou observar e registrar a atuação extramuros de um grupo de acadêmicos em uma das regiõe s mais empobrecidas do estado de Minas Gerais: os Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Uma obra permeada de relatos honestos de vivências educacionais exitosas e de experiências humanizadoras. Um convite à leitura.
Código: | 9786555232448 |
EAN: | 9786555232448 |
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A DIALOGICIDADE EXTENSIONISTA A PARTIR DAS RELAÇÕES MULTI, INTER E/OU TRANSDISCIPLINARES E INTERPROFISSIONAIS : O CASO DO PROJETO UNIVERSITÁRIO CIDADÀO
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