• A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DIAGNÓSTICO AMBIENTAL MUNICIPAL PARTICIPATIVO

Quando iniciamos a pesquisa para o Curso de Doutorado em Ciências da Educação, na Universidad Evangelica del Paraguay- UEP, tínhamos uma certeza: o desafio era enorme, mas a certeza no alcance dos objetivos era maior ainda. Com certeza, a construção do Diagnóstico Municipal Ambiental de um município de pequeno porte, como Iuiú-BA, situado no semi-árido nordestino, teve como eixo norteador a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e, por finalidade, a redução dos impactos ambientais diagnost icados, identificando e potencializando atividades sustentáveis para o município. Com esta finalidade construiu-se o diagnóstico ambiental do município. Como passo inicial foi feita uma seleção dos indicadores que a comunidade loco-regional iria se b asear, apontando possíveis caminhos a serem percorrido. Na pesquisa analisou-se o espaço ambiental no município de Iuiú-BA desenvolvendo metodologia própria apoiada nos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, usando opiniões dos a tores sociais, destacando: professores municipais e presidentes de associações rurais. É importante destacar que o diagnóstico construído possibilitou o estabelecimento dos referenciais históricos, socioculturais, econômicos, educacionais, ambientais e da saúde municipal, aliadas as feições fisiogeográficas do município de Iuiú, onde foi possível evidenciar os aspectos referentes: à geomorfologia, ao relevo, ao clima, à temperatura, à vegetação, à fauna, ao solo e à aptidão agrícola, determinand o sua realidade. Os caminhos investigativos percorridos caracterizou o espaço sócio-ambiental do município do Iuiú, detalhando os aspectos de impacto de cada local analisado, onde foram investigadas as potencialidades e os impactos ambientais princip ais, existentes no município. Isto possibilitou a proposição de atividades sustentáveis ou medidas mitigadoras para os impactos negativos analisados e descritos. Como atividade final da pesquisa realizada divulgou-se o diagnóstico do município para a comunidade local, usando ações típicas da educação informal, como: a realização de palestras de mini-cursos sobre os principais problemas ambientais detectados no município e a realização de I Fórum do Meio Ambiente do Iuiú-BA. Como rec omendação, há a necessidade da continuidade da vivência do paradigma da Educação para o Desenvolvimento Sustentável na comunidade local, utilizando ações de Educação Formal e Informal. Os resultados obtidos na pesquisa indicam o quanto o município se

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A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DIAGNÓSTICO AMBIENTAL MUNICIPAL PARTICIPATIVO

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