Para que tenhamos as possibilidades de refletir sobre os processos de luta pela terra e sobre o direito a uma educação pública de boa qualidade para as pessoas que vivem e trabalham no campo, é preciso que consideremos o complexo conjunto das forças sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais constituídas e constituintes do Brasil por meio do seu desenvolvimento histórico, especialmente aquelas forças que têm por objetivo a defesa dos interesses do capital nacional e do capital intern acional. É de fundamental importância a reflexão sobre os movimentos sociais brasileiros na luta pela terra e em defesa da reforma agrária, bem como os movimentos sociais em defesa da oferta de uma educação pública, gratuita, laica e de ótima qualida de para propiciar às populações que habitam no campo as possibilidades de inserção e permanência no competitivo e excludente mercado de trabalho no interior da sociedade capitalista. As políticas de educação para as pessoas do campo devem considerar a diversidade de suas realidades e, sobretudo, a permanente luta pela posse (propriedade) da terra para garantir a manutenção da vida. Tais políticas precisam considerar a indissociabilidade da prática pedagógica com a construção e utilização teórica e metodológica, bem como o fato de que o campo não está apartado da cidade, em realidade, campo e cidade são partes constituintes de uma mesma totalidade, isto é, a sociedade capitalista.
Código: | 9786586087086 |
EAN: | 9786586087086 |
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A LUTA PELA TERRA E POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE ÓTIMA QUALIDADE NO BRASIL
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