Como o título já sugere, o ensaio anuncia as mudanças operadas pela modernidade - o advento da fotografia e do cinema - e as transformações trazidas pela técnica empregada nestes dois campos - mexem com o status da obra de arte, retirando-lhe o que B enjamin chamou de ''''''''aura'''''''', ou seja, aquela característica que a torna única, a experiência da contemplação ''''''''aqui e agora''''''''. Para além do artístico, o autor revela as consequências dessa revolução para os campos social e político. O texto fo i publicado pela primeira vez em 1936, em francês, na revista do Instituto de Pesquisas Sociais, ponto de convergência de um grupo de pensadores que daria origem à Escola de Frankfurt. Teria ainda outras três versões, todas póstumas. Somente nos anos 80 veio a público a segunda versão, que aqui apresentamos. Com notas e variantes, esta edição oferece, pela primeira vez em língua portuguesa, uma visão global das quatro versões existentes deste que é um dos textos fundamentais para se compreender as mudanças sociais e políticas do século XX, cujos ecos continuam a se estender nas reflexões contemporâneas.
Código: | 9788525428844 |
EAN: | 9788525428844 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 1,00 |
Largura (cm): | 14,00 |
Espessura (cm): | 21,00 |
A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica
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