Uma das alternativas contra a crise e a desesperança em educação está no processo de entendimento mútuo, real, intersubjetivo e crítico entre todos os envolvidos, a partir de um ponto de vista essencialmente moral. O risco de uma compreensão generali sta e periférica se dá, de modo especial, quando não ocorre um questionamento reconstrutivo, uma análise reflexiva e compartilhada, a partir de vínculos teóricos, sobre as condições objetivas e subjetivas das mudanças no cotidiano pedagógico. Tendo c omo referência vários teóricos, em especial Jürgen Habermas, diz João Francisco que a competência dos profissionais passa pela capacidade de deliberação permanente e reflexão crítica sobre suas práticas. É importante navegar nesse processo de reconst rução de sentido das práticas educativas e reconstruir o horizonte de nossas esperanças numa outra perspectiva ? ampliada, arejada e mais condizente com a múltipla e complexa tarefa educacional. Defende o autor, que para isso, os pressupostos de inov ação precisam ser adequadamente interpretados e recebidos com um amplo debate no campo educacional.
Código: | 9788587063755 |
EAN: | 9788587063755 |
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A RECONSTRUÇÃO DA TAREFA EDUCATIVA - UMA ALTERNATIVA PARA A CRISE E A DESESPERANÇA
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R$50,00