• APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE OS CURSOS DE FORMAÇÃO, A INSERÇÃO DO PROFISSIONAL E AS RECENTES PESQUISAS NA ÁREA

Aprendizagens da docência: reflexões sobre os cursos de formação, a inserção profissional e as recentes pesquisas na área, é um livro que reúne um conjunto de textos produzidos por pesquisadores da área de formação de professores vinculados as seguin tes Universidades: Federal de São Carlos/UFSCar Federal de Rondônia/UNIR Federal do Pará/UFPA Estadual de São Paulo/UNESP e Estadual de Ponta Grossa/UEPG. O foco central gira em torno da docência enquanto espaço de aprendizagens. São temas de gran de interesse na formação de professores e daqueles que lidam com a educação, quer seja como discente, docente ou gestor. O capítulo de abertura intitulado "Interação universidade, escola e famílias: caminhos para a formação de professores e políticas públicas" de autoria de Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi e Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali apresenta e analisa resultados de quatro pesquisas-intervenção que pretenderam incentivar e acompanhar processos de aproximação escolas-famíli as a partir de necessidades educativas indicadas por professores e pelas próprias famílias. Todas as pesquisas foram desenvolvidas em escolas públicas, no âmbito de um programa de formação continuada de professores no local de trabalho, utilizando um a metodologia de pesquisa e de intervenção de caráter construtivo-colaborativo buscando construir, colaborativamente com os professores: estratégias de aproximação escolas-famílias conhecer a cultura escolar promover e acompanhar processos de desen volvimento profissional de professores no local de trabalho contribuir para que as famílias construíssem compreensões adequadas sobre a escola e a sua importância possibilitar um maior conhecimento sobre os alunos por parte dos professores. Os resu ltados são discutidos tendo em vista aspectos que aparentemente concorrem para as dificuldades observadas no desenvolvimento de interações mais estreitas entre escola e famílias. Anselmo Alencar Colares e Maria Lília Imbiriba Sousa Colares são autore s do segundo capítulo, denominado "O chat como ferramenta pedagógica na formação inicial de professores da educação básica", onde descrevem e analisam uma aula universitária virtual com o auxílio da internet, demonstrando o potencial pedagógico do Ch at na formação inicial de professores da educação básica. Apresenta breves informações históricas e aponta características intrínsecas a educação a distância (EAD) como modalidade de ensino, e como organização de um ambiente de aprendizagem. Convida

Código: 9788562480072
EAN: 9788562480072
Peso (kg): 1,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,40

APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE OS CURSOS DE FORMAÇÃO, A INSERÇÃO DO PROFISSIONAL E AS RECENTES PESQUISAS NA ÁREA

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$66,66