O estudo analisa as possibilidades de uso da literatura infantil no desenvolvimento emocional da criança e o fortalecimento da sua autoestima. Foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação com dados produzidos em encon tros com crianças em uma escola municipal. Foram exploradas quatro obras de literatura infantil: Esquisita como Eu, de Martha Medeiros, Monstros e Ladrões, de Celso Gutfreind, Os Problemas da família Gorgonzola, de Eva Furnari, e Diversidade, de Tati ana Belinky. Na sequência, as crianças produziram um livro, contando sua própria história. Os dados coletados indicam que ao identi¬carem suas esquisitices, seus medos, as diferenças familiares e suas próprias diferenças, as crianças estão se conhece ndo e aprendendo a gostar de si e dos outros. A partir das obras selecionadas, elas puderam falar e representar os seus sentimentos. A biblioterapia pode auxiliar crianças que apresentam desorganização em seus sentimentos e autoestima baixa a se comp reenderem como agentes e autores de suas ações, melhorando seu relacionamento consigo mesmas e com os outros. Gostar de si é sentimento imprescindível para vir a gostar dos outros e a ser gostado por eles.
Código: | 9786525050614 |
EAN: | 9786525050614 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 21,00 |
Largura (cm): | 14,00 |
Espessura (cm): | 2,00 |
BIBLIOTERAPIA E LITERATURA INFANTIL NA AUTOESTIMA DA CRIANÇA
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$55,00